SEJAM TODOS BEM VINDOS AO NOSSO BLOG.

Aqui, vocês irão encontrar tudo sobra a logistica reversa e, acompanharão os nossos trabalhos.

Desfrutem bem deste blog. Nosso objetivo é o Objetivo do milênio.

terça-feira, 22 de março de 2011

Água: O que você quer? Sabe? E Pode fazer?


BOLETIM ESPECIAL – DIA DA ÁGUA BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE  Por José Afonso Pereira
Em 1992 a ONU aprovou a
Percebam que isto foi a menos de duas décadas. Muito do que produzimos de legislação de proteção à água mundo afora são anteriores. Por que será? É simples. Numa sociedade democrática o principal fator de segurança para os cidadãos é a Lei. Ocorre que sem a consciência cidadã a lei é nula ou
Neste aspecto, o que pode fazer José e Maria, cidadãos comuns, com pouco tempo e em escassas condições financeiras?
Podem tomar consciência de que sua participação é fundamental. Além de votar bem, é preciso fiscalizar o que é feito para cuidar da água que chega à torneira. Veja bem, verão passado, no Guarujá, o balneário número um da burguesia paulista, houve problema com o abastecimento da Sabesp. Foi servido ao paulistano em férias água com coliformes fecais muito além do estabelecido pela organização mundial de saúde. Além de lá, teve problemas em várias outras praias e o paulistano subiu apressado.
Economizar para não faltar. Você precisa gastar menos. Não como algumas cidades da Europa em que a água é tão cara que não toma-se banho todos os dias e dá-se descarga só quando a coisa
"Declaração Universal pelos Direitos da Água." O dia 22 de março foi estabelecido como Dia Internacional da Água pela Resolução 147/193 (22/02/1993). "não pegou" como dizemos aqui no Brasil. É neste contexto que o Dia Mundial da Água ajuda e muito a mobilizar consciências e práticas em favor de todos: sociedade alerta, instituições eficientes! "fica feia". É preciso ter consciência. Tornamo-nos
Há nas cidades brasileiras 12 milhões de domicílios sem acesso a rede pública de abastecimento de água. Um terço da água tratada perde-se, vão pelos canos, antes de chegar aos domicílios.
Ainda se tratando de Brasil temos poluição difusa: sacolas plásticas e outros resíduos que descartamos de qualquer jeito. Some-se a isto o desmatamento dos topos de morros e beiras de rios que poderiam ajudar na proteção das nascentes. E a pior notícia é que os ruralistas, grandes proprietários, vêm fazendo investidas para mudar o código florestal que tem por função social proteger as águas.
Enfim, a boa notícia é que nos últimos oitos anos o governo brasileiro vem organizando leis que tenham efeito, como a exigência de ficha limpa com o meio ambiente para acessar financiamentos. Para burlar essa lei pleiteiam mudar o código florestal no Congresso.
Em Mauá a novidade é que estão em andamento vários programas visando à melhoria de nossas águas. A Sama cuida da água que é fornecida aos lares, monitorando a qualidade até chegar aos reservatórios e garantindo que quase não falte. A Foz do Brasil está implantando o sistema de coleta de esgotos e até 2014 estaremos coletando e tratando quase cem por cento de nossos dejetos domésticos e produzindo água industrial para o pólo petroquímico.
É isso. O planeta. O Brasil. A cidade de Mauá. Seus filhos e netos precisam de você para garantir-lhes água. O que você quer? Sabe? E Pode fazer?
José Afonso Pereira
Secretário de Meio Ambiente
"consumidores de novas regalias", o que foi bom, porém isso significou aumento do consumo e da degradação dos rios e nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário